Curso Técnico

Saúde Bucal

course Curso Técnico em Saúde Bucal
 
A cada dia vem aumentando os conhecimentos científicos, os avanços tecnológicos e as possibilidades de comunicação; fazendo com que a sociedade reconheça seu direito à saúde bucal. A Odontologia no Brasil, partindo destes pressupostos, vem passando por um processo de reestruturação para que possa ampliar a sua cobertura através do aumento da produtividade, da qualidade dos serviços e de ações nas áreas de prevenção e promoção da saúde bucal. Para que esta reestruturação seja concretizada exige-se cada vez mais dos profissionais, uma visão integral dos pacientes e uma melhor qualidade no atendimento. O intuito é formar profissionais qualificados e habilitados que atuem na área de saúde bucal. Esta área de serviço está organizada em equipes de trabalho compostas por Cirurgião-Dentista, Técnico em Saúde Bucal e Auxiliar em Saúde Bucal.
 
O profissional formado no Curso Técnico em Saúde Bucal poderá trabalhar em Clínicas ou consultórios odontológicos e no Sistema Único de Saúde.
Dependendo do seu local de trabalho, poderá ter as seguintes atribuições:

  • Promoção, prevenção e controle das doenças bucais, promoção e participação de programas educativos e de saúde bucal, orientando indivíduos e grupos, principalmente com relação à escovação e aplicação de flúor;
  • Realização de estudos epidemiológicos em saúde bucal;
  • Realização, sob supervisão do cirurgião-dentista, de atividades clínicas voltadas para o restabelecimento da saúde, conforto, estética e função mastigatória do indivíduo;
  • Supervisão, sob delegação, o trabalho do auxiliar de consultório dentário;
  • Controle de estoques e gerenciamento da manutenção do aparato tecnológico presente num consultório dentário.
faixa salarial de um auxiliar de saúde bucal pode variar bastante de estado para estado. Porém, é totalmente seguro dizer que o valor mensal recebido por um profissional ASB  fica entre R$ 1000,00 e R$ 2500,00 na maioria das regiões do país. É claro que existe variação entre os dentistas contratantes e os consultórios onde se vai trabalhar.